Escolha uma Página

20171023_093533

A Feira do Livro e o Festival Literário em Maximiliano de Almeida tiveram sua abertura oficial realizada segunda-feira (23) e  terça-feira (24) no Salão Paroquial. O evento realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Maximiliano de Almeida em parceria com o Programa União Faz a Vida do Sicredi e editora Corrêa de Caxias do Sul. Em entrevista para a Rádio Interativa a Secretária Municipal de Educação Sra. Salete falou sobre o evento: “A Feira está sendo realizada nestes dois dias com todas as escolas municipais e estaduais. A gente convida também toda população maximilianense para que se façam presentes nesse evento tão importante. O objetivo da Feira é para que nós possamos despertar na criança, no jovem ou no adulto o interesse pela leitura. Hoje a gente sabe que as pessoas estão, muito, com os celulares na mão, e estão deixando um pouquinho a leitura dos livros que é muito importante para que nós possamos usar mais o senso crítico. Eu acho que a leitura é muito importante, isso nós temos que voltar a criar esses costumes para que os nossos alunos se motivem e se incentivem para que possam adquirir os livros e dar continuidade para esse trabalho tão importante que é a leitura (…). Nós temos grande quantidade de livros para serem adquiridos aqui, e nós sabemos que o preço, nós estávamos olhando, é bem acessível mesmo. O pessoal pode adquirir com qualidade livros excelentes aqui na Feira”.

A representante do Sicredi, do Programa União Faz a Vida, Tatiane também falou com a nossa reportagem: “É uma atividade alusiva ao Dia das Crianças, a final o Dia das Crianças é comemorado no mês de outubro, e como nós atuamos em oito municípios nós não podemos estar ao mesmo tempo me todos eles, então a gente todo um cronograma de apresentações. Para comemorar o Dia da Criança foi pensada em uma atividade cultural. Em Maximiliano de Almeida a data coincidiu com a data da Feira do Livro, então se complementa uma série de atividades que o município já tinha organizado e a gente traz uma atividade cultural em comemoração ao Dia da Criança, que acaba engrandecendo mais o evento com certeza”.

Um dos coordenadores do evento Sr. Ajadil Costa falou a respeito da Feira do Livro e do Festival Literário: “Esse projeto é o Festival Literário juntamente com a Feira do Livro, é desenvolvido pela editora Corrêa de Caxias do Sul. Um projeto que tem em torno de 15 anos e vai em torno de 50 cidades, aqui na região fizemos no Barracão, São José do Ouro, Paim Filho, São João da Urtiga e agora nesse momento estamos fazendo aqui em Maximiliano de Almeida a primeira edição. Logicamente que a primeira edição os professores, os diretores, a secretaria, não conhecem muito, mas já dá para ver que foi bem aceito e realmente a gente agradece a Secretaria Municipal de Educação por ter aceito a proposta, os diretores que apoiaram, os professores as crianças e os pais, isso que é o sucesso do projeto. O projeto aqui não tem nenhum custo para o poder público, nem para as escolas, nem para as secretarias, enfim”.

Ouça abaixo a entrevista completa:

 

Fechar