Escolha uma Página

thumbs

A campanha da XXIV Semana Interamericana da Água e XVII Semana Estadual da Água acontece no período de 30 de setembro a 10 de outubro, sob a coordenação da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) com apoio e parceria de instituições públicas e privadas, e atinge a maioria dos municípios do Rio Grande do Sul. É uma das maiores ações de mobilização da sociedade em defesa da água no Brasil e uma referência para o setor em nível internacional.

Em 2017 a temática da Semana da Água é “Água Segura = Vida Saudável – Reservatórios limpos, água protegida”, destacando ações de conscientização sobre a importância da Segurança da Água, especialmente nos cuidados de armazenamento que possam conservar e garantir a potabilidade para o consumo humano. Um dos principais objetivos é a consciência de coletividade, a compreensão de que a responsabilidade pela solução é de todos.

O escritório municipal da Emater/RS-Ascar juntamente com a Secretaria Municipal da Saúde estão promovendo e realizando esta campanha no município de Maximiliano de Almeida. Em entrevista para a Rádio Interativa a Extencionista da área social da Emater Sra. Elenice conversou com a nossa reportagem: “Com a preocupação desse elemento fundamental e também que está em escassez no mundo, a água que está no nosso planeta, está no nosso dia a dia e sem ela não temos vida. A preocupação é geral e a nação inteira está preocupada em fazer ações (…). a gente se pergunta, qual é a qualidade da água que você consome? Na última década cerca de 10 mil pessoas adoeceram, só no Brasil decorrente do consumo de águas contaminadas. Desse número, uma média de 40% dos casos foram contraídos nas residências. Então a questão de limpeza da caixa d’água é muito importante. O reservatório, nós precisamos mantê-lo sempre sanitizados também para que a qualidade dessa água possa então fazer bem para a nossa saúde e não torna-la como um meio para possíveis doenças (…). O aquecimento global está sendo visto, está sendo concretizado de que a gente tem que tomar medidas cabíveis (…). A questão do lixo, a questão da conscientização das pessoas no consumo da água, a conscientização da proteção das águas. Quando chega na nossa casa nós temos que pensar na nossa caixa d´água, para que então ela é uma maneira de controlar possíveis doenças. Dessa maneira que a gente vai fazer essa rodada de palestras em algumas comunidades, sendo que todos serão convidados”.

20171002_105948

Em entrevista para Rádio Interativa o Chefe do escritório e extensionista da área econômica municipal da Emater/RS- Ascar de Maximiliano de Almeida Sr. Fábio também conversou com a nossa reportagem: “Nós procuramos a Secretaria Municipal da Saúde e eles foram parceiros para nós estarmos indo até as comunidades e conversarmos um pouco sobre a importância de eles terem uma água de qualidade, tudo que eles podem estar prevenindo se eles tiverem consumindo uma água de qualidade. Então a gente vai abordar uns pontos das temáticas do ano e depois a Secretaria da Saúde vai estar comentando sobre os poços comunitários artesianos que essas comunidades têm no interior. Eles vão trazer muitas novidades, então é muito interessante que todas as famílias que acessam a água por esses poços artesianos comunitários se façam presentes”.

 

O escritório municipal da Emater e Secretária Municipal de Saúde de Maximiliano de Almeida realizarão rodada de palestras sobre água no interior do munícipio. As comunidades vizinhas das comunidades escolhidas estão convidadas a comparecerem nas palestras. Todas as reuniões serão iniciadas às 14 horas.

Cronograma de Reuniões:

03/10 – Linha Floresta (São Domingos, Cordilheira e São Roque).

04/10 – Linha Gramado (Cerro da Rapadura, Barra do Ligeiro).

05/10 – Linha Navegantes (Ipiranga, Israel, Capelin, Alto Caçador e Baixo Caçador).

06/10 – Linha São Paulo ( Usina, Passo do Betiolo).

10/10 – Comunidade Raia (Santa Libera).

 

Ouça abaixo entrevista completa:

Fechar