Construção da Usina Hidrelétrica Forquilha IV vai contribuir com o desenvolvimento dos municípios, afirma Alderi do Prado

Data: 22/08/2022

O início oficial das obras de construção da Usina Hidrelétrica Forquilha IV aconteceu no último dia 10 de agosto, em uma solenidade realizada no município de Maximiliano de Almeida. De acordo com Alderi do Prado, presidente da CRERAL, responsável pelo empreendimento, a usina contribuirá com o desenvolvimento dos municípios onde será implantada.

“É uma usina que vai contribuir não só com a parte de energia, mas também vai contribuir com o desenvolvimento aqui, com a parte local: com o envolvimento das prefeituras, com o envolvimento da comunidade, com a prestação de serviços, com a venda de consumíveis. São várias questões que vão propiciar que os municípios também possam usufruir da construção desse empreendimento”, comentou Alderi, durante a solenidade de início das obras. “Além disso, dos serviços que são prestados aqui os tributos vão ser arrecadados nos municípios”, complementou.

Ainda conforme Alderi, serão aportados recursos para que os municípios realizem ações sociais junto às suas comunidades. “Nós vamos ter uma parceria, tanto com a Prefeitura de Machadinho quanto com a Prefeitura de Maximiliano de Almeida para desenvolver algumas ações sociais nos municípios. Estaremos aportando recursos para os municípios desenvolverem algumas atividades ainda a serem estabelecidas. Algumas já foram executadas. Enfim, agora a gente começa uma nova tratativa para elencar as atividades que  serão desenvolvidas com a participação financeira da Central Hidrelétrica Geradora Forquilha”, destacou Alderi.

Antes mesmo do início das obras, a energia gerada pela usina já foi comercializada por um período de 30 anos. O projeto da PCH Forquilha IV foi um dos vencedores do leilão de energia A-6, realizado pelo governo federal. O termo A-6 (A menos 6) quer dizer que a energia comercializada será entregue seis anos após o leilão, realizado em 2017, ou seja, em 2023. Como a previsão é de que Forquilha IV fique pronta no início de 2020, toda a energia gerada antes deste prazo será vendida no mercado livre.

 

Gallery_big_bfcc9ae5c6631d0a751985badd3ab3c7
Construção da Usina Hidrelétrica Forquilha IV vai contribuir com o desenvolvimento dos municípios.JPG