Administração Maximilianense garante que trabalho na saúde pública está sendo bem feito

Data: 02/08/2018

Esclarecendo declaração emitida por um dos vereadores do Município – na qual afirma que Maximiliano de Almeida está entre os piores municípios do Estado no que se refere à saúde pública –, representantes do Poder Executivo Municipal saíram em defesa do trabalho realizado pela Secretaria de Saúde. Os esclarecimentos foram prestados pela prefeita municipal, Dirlei Bernardi dos Santos, pelo vice-prefeito, Mauri Rodrigues Branco, e pelo secretário de saúde, Romeu Bassoli.

Para secretário de saúde, houve uma interpretação equivocada do legislador ao analisar a pesquisa citada, colocando Maximiliano de Almeida como um dos piores do Estado em prestação de serviços de saúde pública. “Eu acho que o cara (vereador) interpretou mal e nós estamos fazendo um trabalho bom. Se a gente não pode fazer melhor é porque não tem condições. A crise não está boa”, declarou.

De acordo com Romeu, o município de Maximiliano de Almeida é destaque na região no que se refere à saúde pública. “A nossa saúde – eu não digo que ela esteja em primeiro lugar –, mas para mim, aqui na nossa região, eu estou em primeiro lugar de saúde aqui em Maximiliano, porque estou fazendo saúde, não estou fazendo política, não estou fazendo nada, eu estou fazendo saúde”, ratificou o secretário.

O vice-prefeito, Mauri, acrescentou que a pesquisa trata dos índices de crescimento, e não de uma avaliação dos serviços. Segundo ele, Maximiliano de Almeida destaca-se entre os 100 melhores municípios do Rio Grande do Sul. “Bem no cabeçalho (da matéria) diz o seguinte: ‘Saúde registra bom desempenho na região. Pesquisa da FIRJAN aponta vários municípios em nível de alto desenvolvimento’. Então, isso quer dizer que foi mal interpretada a colocação do vereador, porque Maximiliano se destaca entre os municípios com desenvolvimento na saúde, com índice de crescimento”, pontuou Mauri, que ressaltou ainda se tratar de dados de pesquisa realizada com base no desempenho da saúde dos municípios no ano de 2016.

Em sua fala, a prefeita Dirlei Bernardi dos Santos enalteceu o trabalho realizado pelo secretário Romeu na pasta da saúde, que de acordo com ela, é a área que mais recebe atenção da Administração Municipal.

Dirlei citou alguns esforços que estão sendo realizados para melhorar ainda mais os serviços oferecidos pela Secretaria à comunidade e garantiu que só não é feito mais devido à falta de regularidade nos repasses, tanto da esfera estadual quanto da federal. “A gente só não faz mais porque o Governo Federal e o Governo Estadual não estão repassando devidamente os recursos aos municípios. Se a gente tivesse mais apoio, tanto do Governo Federal quanto do Governo Estadual, poderíamos estar desenvolvendo um trabalho ainda melhor do que esse que a gente já desenvolve no Município”, concluiu Dirlei.

Gallery_big_1e2392ef03252a2a3ae9329612821e56
Administração Maximilianense garante que trabalho na saúde pública está sendo bem feito.jpeg